Porque preciso documentar minha rede

Para que serve uma documentação técnica e porque preciso dela?

Embora pareça óbvio, toda empresa precisa ter um documento compilando os dados que explicam, organizam, detalham como a estrutura de comunicação funciona. Quais são os parceiros envolvidos na operação, como eles se relacionam, quais são as interdependências e como agir em caso de problemas.

Essa documentação vai muito além de uma simples planilha eletrônica relacionando usuários e senhas. Ela precisa englobar tanto os itens localizados além da rede interna da empresa: serviços de e-mail, hospedagem de sites, soluções de backups em nuvem, como também a proteção da rede interna a ataques, quais serviços estão expostos na rede pública, as políticas de backups, o que há de contingência de serviços críticos, se há alta disponibilidade de informações consideradas essenciais para a continuidade do negócio, etc. Fato é que a lista é extensa.

Na nossa opinião o segredo para uma documentação técnica eficaz é ela ser capaz de compilar no menor número de páginas possível um descritivo amplo o suficiente para que em uma simples passada de olhos se localize facilmente a parte que nos é relevante no momento em que a consultamos. Seja ela para conhecimento, passagem de comando na gestão do setor, auditoria ou situação de desastre. A informação tem que estar disponível, ser confiável, inteligível e concisa de modo que qualquer leitor tenha em poucos segundos de reflexão, total percepção do ambiente onde ele está atuando e tomar a melhor decisão de acordo com a situação.

Nossa documentação é sempre elaborada dentro de um contexto de auditoria, onde perguntas precisam ser respondidas com clareza e amparadas com evidências. É um processo demorado e rigoroso, mas o resultado vale a pena. A informação estará à disposição dos gestores sempre que ela for necessária, e sem colocar em risco a segurança da empresa.

Durante o processo de documentação levantamos também todas as informações de notas fiscais envolvendo os ativos da empresa, status de garantias, renovação de contratos recorrentes e situação de licenciamento visando possíveis auditorias por parte da Microsoft e desenvolvedores de aplicativos como Adobe, Autodesk entre outros.

Por ultimo convém lembrar que a documentação de uma rede de computadores é algo dinâmico. Ela deve ser colocada em dia a cada atualização de versão de sistemas operacionais, estruturas de hardware ou trocas de prestadores de serviços. De nada adianta ter uma documentação desatualizada. Ela é uma ferramenta importante para o planejamento dos investimentos futuros e identificação de vulnerabilidades.

Entre em contato conosco, podemos ajudar seu negócio, qualquer que seja seu tamanho. Essa é nossa proposta de trabalho!

Top
Scroll to Top